«

»

maio 19

Imprimir Post

E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux???

Amigos,

Primeiramente, saudações pinguianas a todos.
Vi esse texto postado em um dos grupos de discussões sobre Linux, gostei e gostaria de compartilhar com vocês. Segue abaixo:

Eu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Decidi experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.

Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.

Fui até o  carro, fui até uma loja especializada em venda de softwares diversos e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São R$ 599,00 por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.

Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisem dela. De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do “Live CD”. Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: “O XP não roda o sistema diretamente do CD”.

Decidi, então, instalá-lo. Segui as instruções que apareciam na tela mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra, ao instalar-se.

Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça na instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei corrida de olhos pelo sistema.

Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usá-la. Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.

Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu “Iniciar -> Programas”, para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que a baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.

Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muito da terminologia… porque é que há um drive A, depois um C… onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procurá-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não
vinha com nada disso.

Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.

Texto original:
https://groups.google.com/group/ubuntubrasil/browse_thread/thread/3221dff37dc51011?hl=pt-BR

Comentários do Facebook

Comentários

Link permanente para este artigo: https://www.aprendendolinux.com/e-se-o-sistema-operacional-mais-usado-fosse-o-linux/

44 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. DIego MEndes Artismo

    Achei interessante o texto. Mas cá entre nós, Linux é bem complicado. Windows é mamão com açúcar, qualquer palermo aprende a lidar com o windows facíl facil, o Linux é mais complexo, pede senha pra tudo, é seguro, mas nem tanto. Um bom programador poderá dizer melhor sobre isso, pois sabe as falhas que tem o linux.

    Mas hoje em dia, o cara que sabe lidar com Linux ganha um nota preta mesmo. Por isso que vou procurar me especializar em linux…

  2. Outro blog de merda

    Outra coisa: gostaria de saber para que estes filhos da puta querem mexer no Kernel do sistema. A maioria aqui não sabe nem fazer um loop que some números de 1 a 5 no VB ou no C++ e querem se passar por progamadores de sistema.

  3. Outro blog de merda

    Outro filho da puta que se acha inteligente ao dar 450 linhas de comando e receber 1811 mensagens de erro para instalar o Modem no seu incrível Linux de bosta.

    O pior é que estes zé-rolas nem sabem que o Linux foi copiado do Unix, sistema de servidores, por isto ambos são uma merda para computadores pessoais.

    Enfia este blog no cu.

  4. Christopher

    Eu conheço e uso os dois SO’s, cada um tem suas vantagens. a vantagem do Windows (a única que vejo), são os aplicativos criados para ele, mas aplicativos não é SO, então não se pode usar esse fato para dizer que o Windows é melhor que o Linux. E analizando as coisas por esse lado o Linux sai ganhando e com uma considerável vantagem.

  5. Sean

    Muuuuito bom!

  6. Jeff

    Berenice eu sorrí d+ com esse teu post aí de comparação do linux e windows…hahahahha! isso a uns 10 anos atrás poderia até acontecer, mas hoje as coisas tão bem diferentes. Se vc v eu instalando um programa no Mandriva com apenas 2 clicks vc vai mudar de opinião.

  7. Amy

    É impressionante como tem gente que não sabe o que diz.
    Eu fui usuário desse tal Windows, que na minha mente seria o melhor sistema operacional existente. Até que num certo dia me deparei com esse tal Linux, aliás, com um livrinho na banca de revista, falando sobre esse OS, eu comprei pra ler e tentar entender um pouco mais sobre ele, afinal ler nunca faz mal a ninguém. Comecei a ler a ler e a ler sobre esse sistema e acabei curioso, queria vê-lo rodando e talz. Depois q conseguí isntalar e talz, simplesmente adorei, não tinha travamentos constantes como no Windows 98, era gratuito, não tinha problemas com vírus, tinha emuladores de video-game e as roms eram as mesmas dos emuladores de windows, eu podia abrir arquivos do office, entrar na internet, ouvir minhas músicas em mp3, usar messenger. Então pensei, pra que diabos vou continuar usando esse windows? só tive dores de cabeça com esse sistema, vez ou outra precisava formatar, pq simplesmente o sistema com um certo tempo de uso fica lento de dar nojo. Resmunindo, hoje não vivo sem o linux, simplesmente me adaptei ao Linux, não sinto falta de nenhum software do windows, muito menos do sistema.

    Um abraço a todos e posso dizer com muita felicidade, Estou livre!

  8. Edison B. M.

    Eu fiz o download da Distro Linux KDuXPv.1.96×7, acheu linda, mas tive o entrave da configuração do Modem TIM 3G MSA405HS e não encontrei solução até hoje para fazer funcionar.
    descobri nesse final de semana que existe luz no fim do tunel.
    A TIM está comercializando 3G com um novo Modem é o MSA523HS que no SITE do fabricante tem as seguintes configurações abaixo:

    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

    * UMTS/HSDPA 850/1900/2100 MHz
    * GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900 MHz
    * 7.2 Mbps DL / 384 Kbps UL (HSDPA)
    * 216 kbps DL / 108 kbps UL (EDGE)
    * Conexão Banda Larga à internet
    * Auto-instalável
    * SMS – Envio e recebimento de mensagens
    * Gerenciador de arquivos
    * Gerenciador de Agenda Telefônica
    * Slot para cartão MicroSD (Windows® e MAC, até 2GB)
    * Software Gerenciador de conexão
    * Antena Interna
    * Dimensões: 88 x 28 x 14 mm
    * Peso: 45 g

    REQUISITOS MÍNIMOS

    * Windows® 2000, XP Home, XP Professional (32/64 bit),
    * XP Tablet PC, Vista (32/64 bit), Mac OS 10.3.x,
    10.4.x, 10.5.1
    * Linux Debian, Fedora, Ubuntu
    * RAM 128 MB
    * Espaço livre: 20 MB
    * Slot USB

    Pelo menos um fabricante já começa a olhar o Linux com o respeito e apoio que a comunidade livre mereçe.

  9. k1t0n

    Berenice eu sorrí d+ com esse teu post aí de comparação do linux e windows…hahahahha! isso a uns 10 anos atrás poderia até acontecer, mas hoje as coisas tão bem diferentes. Se vc v eu instalando um programa no Mandriva com apenas 2 clicks vc vai mudar de opinião.

  10. marcelo

    eu to começando agora no linux
    digamos q eu estou migrando ahuauh
    é féraa de mais o linux

  11. k1t0n

    É impressionante como tem gente que não sabe o que diz.
    Eu fui usuário desse tal Windows, que na minha mente seria o melhor sistema operacional existente. Até que num certo dia me deparei com esse tal Linux, aliás, com um livrinho na banca de revista, falando sobre esse OS, eu comprei pra ler e tentar entender um pouco mais sobre ele, afinal ler nunca faz mal a ninguém. Comecei a ler a ler e a ler sobre esse sistema e acabei curioso, queria vê-lo rodando e talz. Depois q conseguí isntalar e talz, simplesmente adorei, não tinha travamentos constantes como no Windows 98, era gratuito, não tinha problemas com vírus, tinha emuladores de video-game e as roms eram as mesmas dos emuladores de windows, eu podia abrir arquivos do office, entrar na internet, ouvir minhas músicas em mp3, usar messenger. Então pensei, pra que diabos vou continuar usando esse windows? só tive dores de cabeça com esse sistema, vez ou outra precisava formatar, pq simplesmente o sistema com um certo tempo de uso fica lento de dar nojo. Resmunindo, hoje não vivo sem o linux, simplesmente me adaptei ao Linux, não sinto falta de nenhum software do windows, muito menos do sistema.

    Um abraço a todos e posso dizer com muita felicidade, Estou livre!

  12. Luiz Roberto Paiva

    Olá amigos… Gostei da discussão. Alto nível.
    Permitam-me fazer parte dela, com especial atenção à Luiz Henrique e Renato Siqueira.
    Faço parte da turma dos usuários comuns, daqueles que não são profissionais de TI, e vagamente compreendem termos com Kernel ou GNU. Mas tenho experimentado o Linux e tenho gostado. Tenho duas distros além do Windows XP. Este último o mais usado porque a dificuldade dos outros membros da familia com informática é infinitamente maior.Mas eu gosto da idéia de um software livre. Mas a minha questão não é técnica: é humana e política.
    Humana porque ela fomenta a ideia de um mundo em cooperação, de uma sociedade solidária. E isso é bom.
    Política, porque mostra que não precisamos mais competir para produzir bem estar e riquezas. Os produtos deixam de ser um fim em si mesmo. E a gente pode construir uma sociedade mais justa. Por isso, acredito no futuro do linux,se a discussão sair da esfera técnica e passarmos a entender o que ela significa humanamente falando. Para ajudar nesta discussão, leia o último artigo sobre SL no Le Monde Diplomatique. Veja em https://diplo.uol.com.br/2009-05,a2845.
    Um abraço, amigos.

  13. Jonathan

    Toda migração é complicada, independente do SO.
    Uso GNU/Linux há 3 anos e pra mim ele vem me satisfazendo muito.
    No início fiquei perdido, não sabia como instalar programas, configurar, um monte de coisa, mas o que me fez conhecer melhor o sistema foi:
    Insistência – Se vc tem um objetivo, lute até o fim
    Pesquisa – Se vc tem interesse em aprender, corra atrás
    Experiência – Usar o sistema sem medo, aprender com os erros e acertos

    Lembre-se comece pelo começo, tente descobrir alguma coisa, se tiver dúvida pergunte ou pesquise. Quanto a uma luz, deixo o seguinte conselho: Tente ir cavando cada vez mais fundo, não se apegue ao modo gráfico porque no linux existem diferentes ambientes e se vc apenas sabe resolver um problema em determinado ambiente terá problemas com outros. Procure saber utilizar o linux tanto no modo gráfico quanto nos comandos.

  14. Linamarina

    Estou tentando co muita força migrar para o Linux, mas aqui em São José dos Campos ninguém usa. Sim eu sei que sou lenta e já me convenci faz tempo das vantagens, mas eu não tenho idéia do que fazer sozinha com meu pc… Alguém pra dar uma luz?

  15. Frankyston

    D3nn15,
    poxa somos comteporaneos(Ceará xD),

    gostei muito do seu texto, confesso que a guerra entre Windows e Linux ainda vai dar muito o que falar, apesar de que todos os dois ter suas vantagens e desvangens, para alguns agradam e outros fica a duvida.

    Para aqueles que começaram a agora ou usam a muito tempo, sabe que quando migramos para um SO novo, seja ele Windows ou Linux, tem suas duvidas e dificuldades, nem tudo é mar de rosas, e pensem comigo, se o Windows fosse igual a Linux, ou Linux fosse igual a Windows, que graça teria mudar para outra plataforma?

    Por isso que Windows é Windows e Linux é Linux, são independetes e tem sua peculariedades.

    Que possamos colocar na nossa cabeça que nem Jesus Cristo agradou a todos imagine o Windows agradar ou Linux agradar a todos, sempre vai ter pessoas que gostão mais de Linux e os que gostam mais de Windows.

    Para terminar, é sempre bom conhecer todas as platarfomas (como profissional de TI), assim falo como o nosso amigo Renato Siqueira temos que dar soluções para os nossos clientes mostrar qual é o melhor para a necessidade dele, muitas vezes vc vai julgar que a melhor plataforma para o seu cliente pode ser Windows do que a propria Linux, e vai julgar que Linux vai ser bem melhor do que o Windows.

    Então, vamos para de julgar qual dos dois é melhor e tentar superar as dificuldades que cada um tem e melhorar, assim pode até ser que um dia todos os SO possam ser de fácil interação para usuários finais.

    Valeu pessoal, espero ter ajudado xD.

    Frankyston.

  16. D3nn15

    Alfredo Miranda,

    Você falou em um post o que eu não consegui falar em dois!!!
    Parabéns!!!

    D3nn15

  17. Alfredo Miranda

    Bem gente, depois de muito tempo lendo essa bela e quase eterna discussão. Chego a uma média conclusão!
    O problema entre os SO saiu do mundo virtual e entrou no mundo real, o problema está com cada agora. O computador, e vários outro eletrônicos, deixaram de ser simplesmente um utensilio qualquer pra se tornar, quase, uma parte de nós. Com isso posso dizer que o SO é como se fosse um carro, e você só vai usá-lo se sentir-se confortavel com ele, às vezes dá pra pegar o do amigo pra fazer aquele basicão né?
    Sei que vão ter muito aqui que não vão concordar, mas do mesmo jeito que tem gente que só usa carros de certas marcas, com os SO é a mesma coisa, tem aqueles “fanáticos”!

    Bem, eu passei minha vida todinha usando Windows, posso dizer que sou um usuário avançado, gosto do windows pela sua interface bem intuitiva(pelo menos nas versões anteriores, porque o vista…), mas confesso que a três meses quando comecei a estudar linux e a filosofia GNU, realmente eu me apaixonei, mas não pelo sistema operacional, mas pela filosfia que corre no GNU/Linux!
    Creio que a maior vantagem do Linux é ele ser aberto, e, se você sabe programar, não precisar esperar por uma solução de alguém, você mesmo pode fazer a sua, ou pedir para alguém lhe ajudar. Já nos sistemas fechados…não podemos esperar o mesmo né?
    Podemos passar uma vida toda discutindo quem é o melhor e quem é o pior…ou suas vantagens e desvantagens!

    E como já disse nosso colega, Marcos Lima, mais em cima, quem faz a tecnologia são os profissionais que a utilizam e as necessidades de todos nós! Cabe a nós decidirmos o que é melhor para nós, conforto ou segurança, beleza ou desempenho(infelizmente essas coisas entram muito em conflitos).

    GNU/Linux – Complexo?
    Windows – Inseguro?
    MacOS X – Restrito demais?Até para os desenvolvedores?

    E mais um anexo, como no trânsito, precisamos aprender a guiar, se não podemos bater, e o estrago pode ser feio…!

    Que continuem a guerra dos SO, navegadores, aplicativos…mas que mantenham uma interoperalidade(ODF x Word?) par aque todos nós possamos fazer as coisas como gostamos, não de acordo com o mais popular!

    E para nós profissionai de TI, aprenda tecnologia, não alguma tecnologia.

    Valeu galera, e uma boa sorte a todos na escolha do(s) seu(s) SO(s).
    Abraço.

  18. Luiz Henrique

    Renato,

    Eu aceito o seu desafio. Leve seu pendriver até a minha casa que eu configuro o Ubuntu 9.04 nele pra você.

    Abraços!

  19. D3nn15

    Caro Theymes,

    Essa é uma perspectiva, que graças a Deus, esta mudando. Várias empresas estatais ja mudaram pra SL, e estão saindo de software proprietário(inclusive la no Luis Felipe, onde agente estudava…). Se não me engano, a uns dias atras recebi um e-mail da TUX-CE dizendo que o extinto BEC(Banco do Estado do Ceará) estava migrando pra SL(se eu tiver errado alguém me corrija por favor!!!) por que pra eles sai bem mais viável. Os trabalhos com SL que faço na faculdade me ajudam muito a crescer como profissional. Devo muito do pouco que entendo de sistema operacional a plataforma da Microsoft, mais ela ja deu o que tinha de dar pra mim. Hoje uso linux quase que somente por duas coisas:

    1º –> Saber como funciona um SO. Isso a nível de kernel, e não saber que o sistema mapea HD. A possibilidade de ter contato com um kernel de um grande sistema sera de muita ajudar pra mim como acadêmico de computação! E isso devo ao SL(Linux).

    2º –> Tô meio que com raiva de virus sabe!!! Peguei o C Confricker “sei nem como!!”, alias, ele me pegou neh :).Por essas e outras uso linux!!!

    E também por que um dia posso vir a precisar. Os caras do meu provedor não sabiam mexer em Linux, e quando foram instalar a internet la em casa, “mininu”…pense numa novela(ô briga feia!!!). Eu praticamente tive que configurar o servidor(o meu AP)dos caras pra funfar a internet, e ao caras la olhando e ainda duvidando de mim, sim por que eles não acreditavam que o Ubuntu reconhecia as conexões de rede ativas!!!xD

    Para casos como esse em que programadores de verdade remodelam um sistema(caso do BEC) e o modelam as necessidades de seus clientes sim sabem usar o melhor do SL.

    Atenciosamente,
    D3nn15

  20. Theymes de Vasconcelos Souza

    Amigo você é realmente bom no que diz só que mesmo com todos essas limitações que o Windons tem as pessoas ainda gostam dele pois só conhecem ele, pelo menos na escola em quwe estudava n ensinho médio tinha cursos gratuitos de inclusão digital e adivinha qual sistema a gente usava, em todos os lugares para onde vamos o windons está presente….
    sacou amigo

  21. D3nn15

    Concordo em gênero, número e grau com o colega Renato! SO não eh uma religião. Ja vi TUX-Users reclamarem que usuários finais “são famigerados preguiçosos que não merecem usar um sistema tão bom quanto o linux, e que eles podem pertencer, sem nenhuma falta ao mundo da computação, a parcela imbecil da população que usa o Windows pq acha ele mais fácil e que podem continuar brigando com virus que eles não vão estar nem ai…”!!! Se isso não eh ser Xiita, Luis Henrique, eu não sei o significado dessa palavra…

    Assim que eu comecei a usar Linux(Ubuntu 8.04), tive problemas com minha placa de vídeo, e um amigo meu sempre falava que o Linux era muito bom e que sabia usar muito bem o sistema. Então daí da pra saber o q eu fiz não eh mesmo? Entrei em contato com ele pra pedir ajuda e ele se ofereceu de livre e espontânea pressão, isso mesmo, ele negociou comigo em troca da chave de uma anti-virus que eu tinha :s (va entender esse povo), quando ele não conseguiu, ele saiu de fininho dizendo q tava atrasado e que tinha uns compromissos e outras coisas, mais se protificou a me ajudar depois. E esse depois foi beeeeem depois, quase uma mês depois eu perguntei se ele tinha desistido do meu problema e ele olhou pra minha cara e lançou a seguinte frase: “Tais me achando com cara de suporte?” Fiquei com a cara no chão, tava pra fazer como as avestruzes e enfiar a cara num buraco!!! Sim, porque nos estavamos em uma reunião em uma sala cheia de gente!!!

    MORAL DA HISTÓRIA:
    Quando vc começa o processo de migração, eh muito difícil. Eu era uma usuario de windows que sabia “futricar”(como se diz aqui na minha terra[Ceará]) em todo o sistema. Meu Deus, se a Microsoft sabe o que eu ja fiz nesse sistema… Mais quando eu mudei eu fiquei perdido, logo de cara o “botão inicar” é em cima(Ubuntu 8.04), e até eu entender que “Zé não era Cazuza” eu sofri bastante. Pra instalar o Emessene foi uma novela. “Minino, quem diabo eh Synaptic?”. Isso por que eu era um bom usuário de Windows. Agora você imagina uma pessoa que pode ser chamada de Usuário MIJO(Msn, Internet, Joguinhos e Orkut 🙂 ). Um cara que passa uma hora por dia enfrente ao PC depois de um extressante dia de serviço, so pra checar e-mails e “atualizar” o Orkut(como muitos leigos dizem por ai). Ele não querer abrir um terminal e digitar um comando MOUNT, ele quer conectar um dispositivo USB e ele ser reconhecido. Meu pen-drive mesmo ja deixou de ser reconhecido varias vezes por que não foi “Removido com Segurança”, e eu tive de digitar o comando MOUNT(montar no braço, como se diz aqui na faculdade). Mais e para um usuário comum, isso eh uma coisa completamente inviável e chega ate mesmo a parecer ilógico.

    Como ja dizia o velho deitado, ou..quer dizer, velho ditado:”Em casa de ferreiro tem espeto de pau”. Faço Ciências da Computação e tenho quase todas as credenciais GEEK(extuando Star Wars), mais o meu pai não sabe nem o que é “Montar um Volume”(menos ainda o que diabos é um volume!!), como ele vai saber, e entender, que um processo oculto do windows não foi corretamente terminado e que por isso a câmera digital dele não está conseguindo ser montada(embora ele estaja vendo a câmera bem montada na frente dele, essa foi a resposta que ele me deu quando fui tentar explicar pra ele o problema 🙂 ). A verdade é que se o linux quer se tornar uma ferramenta pra usuário final, ele ainda tem que melhorar muito, mais se o foco dele são geeks como a maioria de nos eh: parabéns pra ele, fez um ótimo trabalho.

    Uso o Ubuntu a um ano e ate agora não tenho do que me queixar. E sim, o Linux também tem virus, so não são muito populares…E se a pespectiva dos usuários linux estiver certa, isso são “favas contadas”, eles se tornaram populares logo-logo, e ai muita gente vai falar:”Poxa, mudei pra ca pra fugir de virus e agora tem o worm TuxC Confriker?, É osso isso cara…”. A verdade eh que se os usuários Linux não abrirem os olhos e verem que o sistema não eh perfeito, ele vai demorar mais pra evoluir (afinal, como se melhora uma coisa perfeita?).

    O recado que deixo eh:”Sejamos menos radicais em relação a isso. LInux também tem problemas, principalmente na adaptação do usuário final”

    P.S.: Eu estou lendo um livro de PHP em o autor se assemelha a esses usuários linux radicais, so falou dizer la que Deus só construiu o mundo em seis dias por que ele usou PHP!!! :S(livro: PHP4, a Biblia[é o novo..xD])

    P.S.2:Como eu sei que isso vai ser falado nos proximos posts, eu sei que pelo egoísmo desse meu amigo eu não poso julgar todos os usuário linux, ate mesmo por que ja recebi ajuda de vários, muitos ate que so conheço nos fóruns da vida… Mais vocês ão de convir comigo que se isso acontecesse com uma qualquer outra pessoa, principalmente se essa outra pessoa for um usuário final, ele ficaria “puto da vida” e dedicaria o resto de seua dias pra exterminar os linux-users(dramático, não?! xD)

    Abraços a todos,
    D3nn15

  22. Marcos Lima

    O título me fez pensar uma coisa. Se o mundo Microsoft possui milhões em investimento em segurança de seus produtos e sua tecnologia, sendo uma “caixa preta” quase que inviolável, permite que pessoas mal intencionadas explorem vulnerabilidade, seja por dinheiro seja por um “pseudo status”, o que aconteceria em termos de Segurança da Informação se o Linux fosse o mais utilizado, uma vez que existem muitas pessoas que conhece bem esse SO até no nível de kernel? Lembrei de uma notícia sobre invasores não-identificados que conseguiram acesso aos servidores da Red Hat, e por extensão aos do Fedora. A empresa explicou que estava “altamente confiante” que o código-fonte do sistema operacional não foi modificado, mas 43 pacotes relacionados ao OpenSSH foram assinados indevidamente, isto é, os hackers podem distribuir um programa malicioso que será devidamente autenticado como legítimo pela Red Hat. No final, é tudo a mesma coisa. Essa notícia não se espalhou como deveria. HEHEHE

  23. Renato Siqueira

    Henrique,
    Em primeiro lugar, acho que como profissional – que eu ainda acho que vc é – não deveria estar iniciando um “flameware” dentro do seu site. Mas vamos aos fatos:
    1) Qualquer pessoa razoável e profissional muda de opinião quando reconhece que chegou a hora. O OpenSuse é uma distribuição maravilhosa SIM, mas perdeu o foco. Sem contar que o sistema de reconhecimento de Hardware do Ubuntu é o melhor que eu já vi em muitos anos de linux. Sendo assim, isso explica minha mudança de opinião. Como já cansei de te ensinar, o profissional trabalha com a ferramenta que resolve os problemas, porque SISTEMA OPERACIONAL NÃO É RELIGIÃO!
    2) Convido a vc, ou a qualquer outro, em qualquer momento, a instalar o ubuntu no meu pendrive de 16GB nas mesmas condições em que eu fiz (seguindo as instruções do assistente e nada mais) com o mesmo equipamento e com o mesmo LiveCD. Se vc conseguir, maravilha, mas tenho certeza de que não vai, pois gente muito – MUITO – talentosa tentou e também levou ferro. O assistente NÃO FUNCIONA sem “gambiarra” ou adaptações “não descritas no manual”. Isso está espalhado por toda a internet. Existem centenas de pessoas reclamando da mesma coisa.
    3) Caso vc ainda não saiba de onde se originou o termo, Xiitas são religiosos fundamentalistas radicais Islâmicos, que insistem em impor sua fé por meio da força, da intolerância e da violência, obrigando as pessoas a viver sob um regime de terror.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Xiismo
    Henrique, aprenda por favor, que para ser um PROFISSIONAL vc precisa antes aprender a ser ISENTO! Não dá pra ser juiz de uma partida de futebol se vc torce pra um dos times que vai jogar. Se vc não tem isenção, nunca será respeitado, pois suas opiniões sempre serão permeadas de “achismos” e gostos pessoais que não interessam nem um pouco ao cliente. O cliente quer trabalhar, e ele está pouco se lixando se o Linux (seja qual ditro for) ou o Windows são melhores. Ele quer ganhar dinheiro. Para o cliente – que deve ser o foco da atenção do profissional – o que importa é que as ferramentas que ele precisa utilizar para produzir estejam disponíveis na hora que ele precisa. E se por um acaso há uma falha na disponibilização destas ferramentas ele irá ficar frustrado do mesmo jeito, independente dele usar linux ou Windows.
    Aprenda também que no Brasil esta história de que “software livre é gratuito” não faz a menor diferença pra esmagadora maioria das empresas de pequeno e médio porte (na verdade, em muitas de grande porte tb não faz) pois elas usam software pirata mesmo, e isso nunca vai mudar.
    Saia deste mundinho ilusório onde tudo é cor de rosa e todas as pessoas tem liberdade para desenvolver seus próprios “device drivers”, filhão… Este discurso hippye do Linus e do Stallman já não funciona mais. Ninguém quer desenvolver nada. As pessoas querem USAR O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA. Só isso! Se o Linux suprir a necessidade, ótimo. Senão…
    Espero que vc entenda que, mais uma vez – como seu amigo – estou tentando te explicar uma coisa simples: SISTEMA OPERACIONAL NÃO É RELIGIÃO! Se vc está feliz com o Linux, ótimo. Mas o Linux não é a solução dos problemas do mundo e nunca será. Assim como o Windows tb não é e nem o MacOS. Todos os sistemas tem falhas, pois todos são desenvolvidos por seres humanos, que tem falhas. E não esqueça que ser Xiita é ser intolerante, e o mercado PROFISSIONAL não tem espaço para pessoas assim. Já vi muita gente boa perder oportunidades maravilhosas por causa desta atitude idiota. Não permita que o mesmo aconteça com vc.
    Um abraço.

  24. Paulo

    Muuuuito bom!

  25. Portal Aprendendo Linux

    Renato Siqueira,

    Não era você que era fanboy assumido do OpenSUSE? O que o Ubuntu está fazendo no seu Desktop?

    Olha, segundo você, o SUSE era a melhor destribuição de Linux, pois era mantida pela Novel e blablabla… Devido a isso, seu modem deveria funcionar no Suse…

    Obs 1.: O lance de instalar o Ubuntu no pendriver utilizando o próprio assistente do Ubuntu não procede. É possivel te-lo configurado no seu pendriver e ainda usar o “resto” do espaço tanto no Linux como no “Janelas”. Basta criar duas partições. Uma de 700 megas e uma de 15.3 Gigas. Basta configurar o Linux na segunda partição que ele vai bootar normalmente quando você configurar a Bios da máquina para iniciar primeiramente na USB. E se você tiver no Ruwindows basta espetar o seu pendriver que ele vai ler a primeira partição (15.3 Gigas).

    Obs 2.: Pega leve como o Xiitas, ok??? Vale manter o respeito pela forma que cada Xiita defende o Linux e impõe a força do Software Livre.

    Abraços!

  26. Renato Siqueira

    Bom, como diria Jack, o Estripador, vamos por partes:
    1) Este é um texto fictício, e como tal podemos perceber várias falhas nele. Se fosse um relato real, o pobre coitado estaria às voltas com drivers e atualizações, muito mais do que com a instalação em si mesma.
    2) POUCAS DISTRIBUIÇÕES Linux vem com modo LIVE no mesmo disco da instalação. Das atuais – e relevantes – apenas o UBUNTU faz isso.
    3) Em nenhum momento, foi citado no texto que reconhecimento de hardware pode ser um inferno também no Linux. EU tenho um modem 3G da Tim que só funcionou no Ubuntu. Em qualquer outra distro eu teria que RECOMPILAR O KERNEL para faze-lo funcionar. Isso é o que o pessoal do pinguim considera “user-friendly”?
    4) Ainda não existe NINGUÉM NO BRASIL que seja digitalmente alfabetizado no Linux. Esqueçam isso. É balela! Em qualquer escola se encontram PC’s rodando WindowsXP e mais de 80% dos computadores que saem da loja com o Linux pré-instalado acabam tendo o WindowsXP instalado assim que chegam em casa! E sabem de quem é a culpa? Da bosta de distro que escolheram pra colocar nos PC’s. Acredito que se fosse Ubuntu, alguns até sobreviveriam mais tempo.
    5) Desprezo sobremaneira os xiitas. Acho que qualquer *tard (freetard, appletard, wintard, etc) deveria ser enterrado vivo. Eu sou um profissional, com 18 anos de carreira. Trabalho com aquilo que atende às necessidades do meu cliente e que coloque dinheiro no meu bolso. Já lutei – em vão – pela “liberdade de escolha” do Linux, dizendo que “o governo deveria ser obrigado a usar software livre”!!! Liberdade é usar aquilo que atende às necessidades, sem imposições. Se o que atende ao cliente é MS-DOS, ótimo! Pegue os 3 disquetes do DOS 6.22 e façam o cliente feliz!
    6) MacOS é tudo que o Linux sempre quis ser (desculpem pinguins): Leve, rápido, bonito, com softwares bonitos, funcionais e de fácil instalação. Na minha opinião é o único sistema capaz de brigar com o Windows de forma séria. Mas o UBUNTU vem crescendo muito no cenário. Espero que a Canonical faça o dever de casa e aprenda que BONITO É BOM, FEIO É RUIM. O usuário nomal não quer ter que interagir com o terminal. Se vc sabe que EXISTE o terminal, vc já não é um usuário comum!
    7) Não confundam SISTEMA OPERACIONAL com aplicações ou programas. Cada coisa é uma coisa. O UBUNTU vem empemcado de extras, graças às aplicações serem “open”. Se eu quiser, também faço um CD do WindowsXP com tudo instalado e funcionando no primeiro boot: Ataulizações, Antivirus, Office, Firefox, Acrobat, Photoshop, etc… Isso é mole! Então não me venham falar que o linux vem com GIMP, porque nenhum PROFISSIONAL gráfico sério usa GIMP!
    8) Eu AMO O UBUNTU, mas apesar de ser – na minha opinião – a melhor distro linux em muitos anos, ele tem suas mazelas. Fiz um Pendrive de Boot do Ubuntu, usando a ferramenta que vem com ele, seguindo todas as instruções, e não funcionou (8.04) Depois de algumas horas de pesquisa – com centenas de pessoas com a mesma dúvida – descobri que não poderia usar meu pendrive de 16GB todo. Se quisesse, teria que particioná-lo e usar apenas 4GB! E os GB restantes não poderiam ser utilizados nem no linux nem no Windows!!! Funcionou? Sim! Gostei? Não!
    9) O Windows É LIDER DE MERCADO e ponto final. E vai ser por muito tempo. E eu garanto que mesmo com todos os seus problemas, ainda vai manter o linux longe das máquinas dos usuários por muitos anos. Não estou dizendo que gosto disso (na minha casa tenho usado o Ubuntu a quase um ano) estou apenas constatando fatos comerciais. Fora do meio “TecnoGeek” muita gente nem sabe o que e Linux!
    10) Vc é bom com Linux? Ótimo. Sempre haverá mercado pra vc. Vc é bom com Windows? Maravilha. O mercado está aquecido. Vc manda bem de MacOS? Show de bola. Tem muita empresa precisando de gente como vc. Vc chuta com as 3 pernas (nossa, essa ficou estranha)? Aí sim… Assim vc terá condições de indicar pro seu cliente qual é a ferramenta que melhor atende às necessidades dele e dessa forma atendê-lo como um verdadeiro profissional de TI!

  27. DarkSneasel

    “Thiago” acabando com tudo que você disse em 3 palavras:
    Leia o Titulo!

    Se o Linux fosse popular, metade dos problemas que ele tem não teria.
    driver? se todo mundo usase Linux, as empresas não fariam drivers só pra windows, fariam pra linux e testariam exaustivamente se funciona antes de vender um produto. nenhuma empresa faria o povão testar o driver!

    dificuldade, teriam varias distribuições focadas no usuario final e mais faceis que as atuais, haveria mais investimento nisso.

  28. Luiz Vaz

    Com certeza ainda falta um caminho longo ao Linux para o usuário comum usar e sentir-se confortável. Enfim; eu uso os dois sistemas e é lógico que na maioria de meu tempo uso Windows (Vista). Não me conformo de usuários se acharem Power porque usam Linux, e então Linux só “serve” para gente que entende de computador ! Esta afirmação torna este Sistema Operacional tão distante de nossa realidade como pudermos imaginar. Continuo insistindo no S.O. Linux pois tenho em meu Sony Vaio Dual Core os dois sistemas instalados. Pra finalizar ainda falta lapidar este diamante bruto (Linux)e mais uma coisa pra todos, Mac OS também trava e muito ok ? Abraços !

  29. Samuel

    Interessante realmente…

  30. Marcos Lima

    De fato, toda mudança acarreta resistência e complicações no início. Principalmente se é algo extremamento novo. Achei o texto muito bom, mas tem muito de “Pastor de TI” do que “Profissional de TI”. Explicando: Pastor de TI faz de uma Tecnologia específica uma religião. Já os Profissionais de TI simplemente a utilizam da melhor forma possível. A implementação de Microsoft ou de Linux vai depender de inúmeros fatores que, ao meu ver, os dois atendem de uma forma ou de outra, totalmente integrado ou não, pagando ou não pelo produto, investindo ou não em treinamento. Sempre trabalhei com Microsoft e quando entrei no mundo Linux senti milhares de dificuldades e problemas de adaptação. Hoje, não tenho mais essa visão de que um é melhor do que o outro, pois na minha opinião o que difere são os profissionais que implementam. Um profissional do mundo Linux poderá deixar um furo de segurança em uma rede tão grande quanto um furo de segurança feito por um profissional do mundo Microsoft. Como disse anteriormente, o profissional é que faz a diferença. Essa diferença se faz presente no momento inicial, nas negociações para adotar-se uma solução tecnológica, idenpendente de Linux ou Microsoft, pois o negócio é que irá decidir, e estende-se até o “pós-venda”, com a implementação e o treinamento no novo ambiente. Trabalho com Microsoft e Linux, e já estou bem adaptado aos dois. Tão adaptado que vejo vantagens e problemas nos dois. Nenhum é melhor do que o outro. O que existe são soluções diferenciadas cuja aplicabilidade de um ou do outro pode ter sido com sucesso ou não, bem implementada ou não. Os profissionais da área de tecnologia deveria abrir a cabeça e parar de ficar questionando quem é o melhor e passar a conhecer as vantagens e desvantagens dos dois mundos para melhor atender seus clientes em suas soluções de negócio.

  31. thiago santos

    gostei muito dessa analise se o linux fosse o so mais ultilizado no mundo existiriam muito mais softwares e o linux seria um so mais seguro ( do que ele ja e) e nao existiriam tantos virus, worms , spywares, etc…… como os que infestam a net e uma pessoa que comeca co o winmerda acha que ele e facil de ultilizar e nao quer mudar depois ja vi mtos casos assim o que usuarios acham que o linux nao presta, mas se um usuario comecar a aprender a ultilizar o pc no linux nao quer mudar .

  32. Jairo

    Eu conheço e uso os dois SO’s, cada um tem suas vantagens. a vantagem do Windows (a única que vejo), são os aplicativos criados para ele, mas aplicativos não é SO, então não se pode usar esse fato para dizer que o Windows é melhor que o Linux. E analizando as coisas por esse lado o Linux sai ganhando e com uma considerável vantagem.

  33. Abraão

    Só faltou dizer que se o linux não viesse com os aplicativos ia ser a mesma coisa. Se a microsoft fizer um windows cheio de aplicativos vão chamar de monopólio etcetcetc…. mas no linux pode é claro ;D

  34. Portal Aprendendo Linux

    É claro!
    Pode ficar a vontade!

  35. GuZ

    Rs.
    Faltou aí Iniciar-desligar (CUMA?)
    Olhando assim parece fácil demais mexer no linux, mas sem paixão, dizer que o Linux é mais fácil? Bom, algumas coisas até são mais fáceis, como citado aí, mas quem conhece bem os dois sistemas, e que já fez algumas experiências com usuários, vê que o principal problema do Linux é que ele cai no paradoxo de Tostines: Não tem drivers/programas pq nao tem usuários e não tem usuários por que não tem drivers/programas. Querer comparar o Gimp com Photoshop, por exemplo ou o FreeCad com AutoCad, ou mesmo o OpenOffice com o MSoffice, é quase impossível, dada a melhor qualidade dos aplicativos comerciais.

    Não vou entrar no quesito segurança, pois vai muito da popularidade do sistema, mas se o Linux fosse o S.O. mais utilizado, haveriam problemas com Virus e Worms, em contapartida, haveria uma interface mais amigavel, que não precisasse do console (Obs. até no ubuntu 9 eu já precisei do Console :/).

    Comentei neste post: https://oxenti.com/guzb/2009/05/20/linux-por-que-no-vai/ alguns motivos quais o Linux ainda não decolou no Desktop.

    Enquanto não mudarem a cabeça de alguns powerusers e desenvolvedores, o Linux não conseguirá sair dos 2 ou 3% de desktops. Infelizmente :/

  36. Cicília

    Faltou dizer que quando um usuário que começa usando Windows(grande maioria) quando vai usar o linux nao sabe que existe o root, nao sabe como instalar as coisas, não entende nada dos diretórios, e da possibilidade de sí adicionar os aplicativos e nao procurar na net e simplemente instalar, ou seja quem se acostuma com um sistema operacional e vai tentar usar outro, acha o outro complicado 😀 ehehehehehe

  37. Thiago

    Eu não quero polemizar mas acho q o texto fala muito sobre a questao de instalação e programas que ja vem no SO. Quando falamos de usuários com conhecimento avançado, esse tipo de usuário vai realmente instalar o sistema operacional, ver que é facil e tal. Mas o usuário comum muitas vezes não formata a maquina, manda alguem q entende formatar.
    Pro usuário comum, o Office 2007 por exemplo é muito melhor que o Openoffice. Fazer uma apresentação power point no openoffice nunca fica com a mesma qualidade visual que no Office…
    Pro usuário comum, o windows pirata custa tanto pra ele quanto uma distribuição linux, é ilegal? sim, mas pra ele não vai existir problema, ele vai usar o windows do mesmo jeito, vai receber de alguem o pc formatado direitinho com seu windows pirateado, office pirateado, etc.
    Problemas de driver? Bom… claro que existem no windows, mas no linux não? eu tinha uma placa de video que se eu usasse os recursos visuais do ubuntu, o SO travava depois de um tempo. Quando procurei uma solução, todos diziam que por ser driver proprietario, podia apresentar problemas… ou seja, 6 por meia duzia…
    Firefox, uma coisa boa, realmente muito melhor que o IEca, porém… pra mim a versao windows do firefox parece bem mais estavel. Ja tive problemas de travamento muitas vezes no linux.
    Messengers: Ta, existem bons messengers… mas pra um usuario comum, o aMsn tem uma interface relativamente feia (comentarios q ouço de usuarios comuns), tem o pidgin, que é bom, mas vai dizer pra um usuario comum que é tao legal quanto o msn…
    Ferramentas gráficas, o GIMP… bom pra usuários comuns (apesar de dificil de usar), mas todos profissionais de design que eu conheço são unanimes em dizer que é pouco do lado das ferramentas proprietarias… solução: emular usando wine… mas perae… pra q emular se eu posso ter logo o windows..?
    Codecs? sempre um problema, e não é diferente em linux, ja tive muitos problemas de conflitos, impossibilitando as vezes de ver alguns tipos de formato por problemas.
    Atualização? Eu ja tive problemas de uma atualização causar um problema que não inicializava a parte grafica do linux, e eu nao consegui consertar isso, tive q formatar, consultei os foruns do ubuntu e encontrei uma pessoa com o mesmo problema q ninguem apresentou uma soluçao.
    Bom, enfim, parece que estou criticando mas não é minha intençao, o linux melhorou muito com ctz, e pra uma solução aberta, é um sistema operacional muiiiiiiiiiiiiito bom, mas eu acho que os usuarios avançados se preocupam muito em criticar o windows as vezes e esquecem q o linux tbm tem problemas que muitas vezes os usuarios que gostam de linux fazem “vista grossa” por gostarem do sistema. Muitos vem sendo consertados, mas ainda há muitos a serem trabalhados. Ja usei varias versoes de varias distribuiçoes (ubuntu, kurumin, etc), e vejo que ainda há muito a consertar pra usuarios COMUNS. Eu não vejo por exemplo ninguem dizer “o linux eh melhor q o MacOS!”, esse sim é um objetivo a ser alcançado e que eu acho bem possível.

  38. Cléoso Barreto

    Olá!
    Muito legal esse texto.
    Posso postar este texto no meu blog (citando a fonte, é claro)?
    Um abraço.

  39. Benone Lopes

    Faltou falar que pra assistir um filme com som e imagem descente (quando se tem um pc q não é lá essas coisas mas serve para esse fim) vc tem que fechar um monte de processos que iniciam com o sistema operacional, incluindo o famigerado anti-virus (eles deveriam ter o nome de anti-virus/memóriaRAM).

  40. Rodrigo Zimmermann

    Faltou falar dos codecs, das atualizações…

  41. Rodrigo Zimmermann

    Isto já é uma realidade.

    Se uma pessoa começa na informática aprendendo LINUX e depois passa a aprender Windows achará o sistema da Microsoft muito mais complicado.

    E realmente, o sistema da Microsoft é muito complicado!

  42. Rogério Rosa

    Esqueceu da parte em que teve que sair procurando drivers e mais drivers na internet para fazer funcionar tudo…

    Muito bom o texto. Passei por uma situação parecida quando aprendi a mexer em pcs no linux e depois fui mexer no windows!

  43. darksneasel

    kkkkkkkkkkk só faltou dizer que não idêntificou o hardware pois como quase ninguem usava, quase ninguem fazia driver pra windows (se fosse popular) e a MS não tinha como fazer driver pra compatibiliza-lo com todos tipos de hardware existentes.

    pura verdade, reclaman, reclaman por não conseguirem se adaptar a algo diferente.
    mas um lin-user consegue se adaptar a algo diferente, ao contrario de win user….

Deixe uma resposta